sexta-feira, 15 de março de 2013

O que faz um veleiro seguro - quilha fixa x móvel

    Tradicionalmente, os veleiros que possuem quilha  fixa, são considerados os mais seguros(em tese), para velejarmos em águas abertas, entretanto, convém estabelecer certos cuidados nestas considerações.
   A navegação, tanto em águas abrigadas ou abertas, oferece um infindável número de riscos, que vão desde pedras ou bancos submersos, poitas de sinalizações, objetos naufragados, até obstáculos flutuantes e coisas do gênero, deixando a opção de quilhas fixas  e lemes desprotegidos, especialmente se não houver um  Skeg para proteger o eixo de eventuais obstáculos.

Ao considerarmos a quilha fixa, estamos optando por segurança e velocidade na navegação, mas não é uma verdade absoluta, uma vez que as quilhas móveis proporcionam da mesma forma segurança adequada, com o diferencial de possibilitar ao navegante, em situações críticas, de levantar a quilha e procurar um abrigo seguro em águas de baixa profundidade, proibitivas para calados maiores.

As quilhas tipo canivetes, com patilhão, oferecem da mesma forma a segurança  necessária , possibilitando ainda que não haja um impacto exagerado da embarcação ou maiores danos caso sejamos surpreendidos por um eventual obstáculo escondido abaixo da linha d'água.

As quilhas tipo guilhotina, possuem a vantagem de aumentar o calado, diminuindo consideravelmente  o centro de gravidade do veleiro,  para um velejar mais seguro, sem grandes perdas em performance de embarcações de cruzeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário